Search
Close this search box.

Suas unhas podem dizer muito sobre sua saúde

Você sabia que muitos problemas de saúde podem ser diagnosticados através da análise de alterações nas suas unhas?

Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites, uso crônico de antibióticos, abuso de betacaroteno, micoses, problemas cardíacos, problemas renais, disfunções hormonais, distúrbios pulmonares. Essas e outras doenças podem ser diagnosticadas com o auxílio da análise das unhas e suas alterações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito mais que uma simples questão de estética, manter as unhas saudáveis é sinônimo de proteção das pontas dos dedos e ajuda nos movimentos delicados de pega e pinça com as mãos. No caso dos pés, as unhas auxiliam até mesmo no equilíbrio da caminhada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitas lendas e crendices em relação às unhas sobrevivem até hoje no imaginário popular e, por falta de informação e avaliação especializada, todo problema nas unhas é erroneamente “diagnosticado” como micose ou unha encravada. Na realidade existem inúmeras outras doenças das unhas, como psoríase e as verrugas virais. Além disso, unhas fracas e quebradiças podem ser um sinal de alerta do organismo para a falta de vitaminas e nutrientes.

Você sabia que unhas postiças podem ser o ambiente perfeito para a proliferação de micro organismos? E que esmaltes de cor escura não tem nada a ver com o fortalecimento das unhas? Sabe a idade em que se deve permitir que as crianças pintem as unhas e o os riscos que essa inocente brincadeira podem representar?

Essas e outras inúmeras questões relacionadas às unhas são ainda cercadas de dúvidas e uma simples consulta ao dermatologista pode resolvê-las. Com certeza você já ouviu falar de “eficazes” tratamentos caseiros para problemas nas unhas; a verdade é que a maioria deles não funcionam. Lembre-se: ao se automedicar, no caso de problemas nas unhas além do riscos à saúde, em geral, a pessoa utiliza medicamentos e até mesmo produtos de limpeza, que em nada resolvem o problema e podem, inclusive, piorá-lo

Fonte: Revista Profissão Beleza Edição nº 82 texto Por Fernanda Silveira – Podóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *