É gostoso e saudável pedalar no inverno

Já postei aqui no blog sobre o Bike Tour, um projeto bem bacana aqui de SP que incentiva o lazer, esporte e cultura
Quando chega o inverno, o frio e a preguiça são fortes aliados. É muito comum que as pessoas interrompam sua atividade física regular até que o tempo aqueça novamente, principalmente entre aqueles que praticam natação ou esportes ao ar livre, como corrida e ciclismo.
No caso dos ciclistas a estação é uma aliada, pois com a temperatura mais amena, é possível ir de bike para o trabalho sem o suor em excesso, passear nos finais de semana e dar aquela pedalada para manter a forma. Além disso, o inverno é parceiro da boa forma. Segundo especialistas, nessa época o corpo aumento o gasto calórica em até 10% a mais para se manter aquecido.
“Vale ressaltar que uma alimentação balanceada e orientada, além de roupas leves é importante na prática do ciclismo. Alongue-se e aqueça-se bem antes de pedalar para valer. Lembre-se que na época de frio existe uma maior possibilidade de ocorrer lesões musculares”, orienta Thiago Zhang, ciclista e diretor da marca de bicicletas RioSouth.
Veja abaixo algumas dicas antes de encarar o frio:
Em temperaturas baixas é aconselhado o uso de leggings de lycra. Manter as pernas e joelhos aquecidos evita lesões.
Para manter o corpo aquecido use várias camadas de roupas. Comece sempre por uma camiseta de algodão, que pode ser de manga comprida ou curta, dependendo das condições do tempo.
Não exagere no uso das roupas quentes. O ideal é começar a pedalada com a sensação de um pouquinho de frio.
Alongue-se e aqueça-se bem antes de pedalar para valer. Lembre-se que na época de frio existe uma maior possibilidade de ocorrer lesões musculares.
foto: Getty Images