Dieta Detox e a Folia do Carnaval

Carnaval chegou e lá vamos nós ‘jacar’ de novo! Saiba como eliminar toxinas após os dias folia
Durante os meses que antecedem o início do verão, muitas pessoas buscam soluções para entrar em forma. Após as comemorações de final do ano, continuam as preocupações com relação à manutenção da boa forma para os dias de Carnaval. Nestas ocasiões, podem ocorrer muitos abusos ao corpo, como, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas associado a longas caminhadas, com a participação de desfiles dos blocos carnavalescos.
“A restrição alimentar por um período de tempo, promove no organismo a eliminação de qualquer toxina acumulada, que por consequência ocorre a perda de peso. Esse é o pensamento básico das dietas desintoxicantes, mais conhecidas como Detox”, explica a aluna Letícia Neves Bedin, integrante do Programa de Iniciação Científica, do curso de Nutrição, da Universidade Cruzeiro do Sul.
Segundo pesquisas da aluna, a dieta Detox é recomendada para eliminar as toxinas adquiridas em excessos, tais como: medicamentos, corantes, conservantes, bebidas alcoólicas, entre outras. Esse tipo de dieta se baseia no consumo de hortaliças, sucos, chás e frutas, podendo variar de um a dois dias ou estendendo-se por uma semana.
A duração dessa dieta pode variar: se durar entre um a dois dias, é necessário ingerir somente líquidos preparados com associações de frutas e vegetais, como couve com laranja, abacaxi com hortelã. Nas principais refeições é sugerido o consumo de sopas a base de vegetais, podendo acrescentar arroz, a fim de enriquecê-las. Para a hidratação e o favorecimento do equilíbrio de eletrólitos, estimula-se o consumo de água e água de coco.
“Vale lembrar que as toxinas no organismo não são acumulativas, a não ser em casos de contaminação por substâncias como chumbo e arsênico. Fora essas substâncias, o fígado é capaz de metabolizar adequadamente”, afirma Letícia.
As vantagens da dieta Detox é a predominância de alimentos diuréticos, que manterá o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que auxilia na redução do peso corporal. As preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, que são fontes de micronutrientes como vitaminas e minerais, que possuem ação antioxidante e fibras, promovendo a sensação de saciedade.
Info: Assessoria Imprensa Universidade Cruzeiro do Sul