Cuidados com o Cabelo Vermelho – Parte I

Cabelo vermelho ainda é uma tendência forte, e eu sou suspeita pra falar pois acabo de ‘avermelhar’ tudo por aqui 😛

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu cabelo natural é castanho médio, e ele naturalmente ficava avermelhado ainda muito nova acho que com uns 12 anos comecei a colorir os fios. Primeiro foi o preto azulado fiquei ‘refém’ dele por muito tempo acho que até uns 16 pra 17 anos +- depois ‘penei’ para conseguir sair do tom preto.

Depois fui para o chocolate, então comecei com mechas e quando vi já estava fazendo luzes com os fios bem claros com um tom de loiro dourado (hoje vejo as fotos e sinto que estava pavorosamente estranha!)

Há cerca de 1 ano eu comecei a usar tons avermelhados, e a quase 2 meses radicalizei e passei para um tom de ruivo bem vivo! Um problema comum a todas nós que optamos por essa ‘metamorfose cabelística’ são as consequências causadas pela ação química da coloração e descoloração.

Então se você pretende começar a colorir, ou mudar radicalmente de cor alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois da transformação. As dicas são da minha amiga cabeleireira especialista em cachos Inajá Molina

  • A fixação e a durabilidade da cor dependem muito da porosidade dos fios. Por isso, quem tem fios tingidos precisa caprichar na hidratação. Isso ajudará a manter as cutículas sempre fechadas e bem alinhadas, favorecendo a durabilidade e a fixação da cor.
  • Prefira shampoos sem sulfato (que não façam espuma) pois agridem menos os fio, e opte por produtos que contenham ação antioxidante que favorece a duração da cor nos fios.
  • Evite lavar os cabelos com água quente, pois facilita o desbotamento da cor OK, OK estamos nas estações mais frias do ano então se você não dispensa um banho bem quente, na hora de lavar os cabelos faça-o de cabeça para baixo assim você poupará o topo da cabeça da agressão da água, mas se possível prefira água fria ou morna.
  • Uma vez por semana substituía o condicionador pela máscara de hidratação. Fios mais hidratados mantêm a cor por mais tempo.
  • Como a coloração agride mais os fios, recorra às máscaras tonalizantes nos intervalos de coloração. Elas deixam os tons vermelhos que já são bem vivos, ainda mais vivos e radiantes (veja aqui minha favorita do momento).
  • Utilize óleos vegetais para auxiliar na hidratação. A ação umectante de alguns ativos como o Coco, Ojon, Açaí, Argan deixarão os fios nutridos, sedosos e brilhosos. Preferencialmente evite os produtos com base sintética (silicone) opte pelos ‘óleos puros’.
  • Após a coloração, os cabelos ficam sensibilizados e precisam de cuidados especiais. Nada de preguiça é preciso hidratá-lo semanalmente. Existem muitas opções de produtos no mercado específicos para o cuidado de cabelos coloridos. Produtos que contém ativos de amora, romã e óleo de jojoba, ajudam na manutenção e fixação da cor e também repõem a fração lipídica dos cabelos.

Colaboração:
Inajá Molina – Cabeleireira e Técnica especialista em Cabelos Cacheados
(11) 99820-4367 inaja.molina@hotmail.com