Como faz… Low-Poo e No-Poo

Muitas pessoas acham que Low-poo e No-poo são duas técnicas de cuidado dos cabelos cacheados, eu também achava que era uma técnica mas conversando com as técnicas da DevaCurl Brasil descobri que na verdade não é bem isso. Low/No Poo estão diretamente ligados aos produtos desenvolvidos por Lorrane Massey e Denis da Silva fundadores da DevaCurl 

Os produtos foram criados com o objetivo de tratar melhor os cabelos cacheados, e a primeira cobaia foi ela mesma. 
O método também conhecido Curly Girl Method é baseado nas dicas de Lorrane no livro “Curly Girl”. Sendo prática e clara, as dicas ensinam você a como não fazer porcaria com seu cabelo rs entre as dicas explica-se o porque não devemos usar produtos com sulfato e silicones na formulação. 

Com o tempo a ideia de uso dos produtos sem sulfato e silicone se popularizou e os consumidores passaram a emprega-la usando outros produtos livres dessas substancias. O sulfato é assunto para outro post, mas rapidamente vou dizer o porque não deve-se evitar produtos que tenham ele na composição. Os sulfatos retiram os óleos naturais do cabelo, uma vez que você deixar de usar sulfatos, o seu cabelo pode reter sua umidade natural e o silicone encapa o fio e não permite que ele retenha água.

Então originalmente Low-Poo/No-Poo é o método de uso dos produtos DevaCurl, mas como na vida tudo se transforma…hoje já vemos dicas na internet e sabemos que dá pra fazer com produtos ‘liberados’ de sulfato e silicone.

Já falei aqui sobre os produtos da DevaCurl e aqui sobre como fazer os famosos ‘Cachos de Anjo’. 

Vamos há mais algumas dicas:

Lave o cabelo com um shampoo (Low Poo (para quem tem raiz oleosa) ou No Poo), ele irá limpar o seu cabelo de qualquer silicone (ingredientes de alguns produtos para o cabelo que não são solúveis em água).

Aprenda a lavar corretamente seus cabelos, distribua o shampoo no couro cabeludo inteiro e massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (não com as unhas). Esta ação de fricção e do atrito resultante vai soltar o resíduo de produtos. Lave o couro cabeludo enquanto ainda massageia com as pontas dos dedos.

Para condicionar os fios distribua o produto por todo o seu cabelo exceto raiz e desembarace suavemente. Use preferencialmente os dedos ou um pente de dentes largos. Comece por desembaraçar a parte inferior de seu cabelo e então gradualmente vá para a parte superior. 

Desembarace o seu cabelo com os dedos ou substitua sua escova por um pente de dentes (bem) largos. Cabelo Cacheado ‘não gosta de escova’ esteja ele seco ou molhado. Desembaraçar o cabelo seco com qualquer ferramenta não é uma boa ideia.

Enxágue seu cabelo com água fria. Isto irá diminuir o frizz e adicionar brilho. Ou se não consegue e usa água morna ou quente, enxágue de cabeça para baixo a fim de evitar que a água quente agrida a parte superior dos fios. É bom passar os dedos pelo seu cabelo delicadamente, mas não penteie o cabelo após esse ponto.

Sempre aplique os finalizadores com o cabelo bem molhado. Coloque o produto em suas mãos e emulsione os fios para definir ainda mais os cachos. Você pode finalizar com um leave-in em gel (Angéll ou B’Leave in) ou spray (Set it Free | Mist-er right). A seguir, amasse os cachos (em um movimento ascendente).

Use toalha de papel, toalha microfibra ou uma camiseta de algodão para remover o excesso de umidade. A toalha toalha felpuda de algodão não é indicada pois ajuda a criar frizz. Você pode escolher moldar seus cachos com os dedos se quiser ou use o difusor para auxiliar na secagem e modelagem dos cachos.

Mas se puder deixe seu cabelo secar normalmente, esta é a melhor e mais fácil maneira de secar seu cabelo.

Procure por um cabeleireiro experiente para realizar o corte, especule se ele têm experiência em cortar cabelo encaracolado/cacheado (corte a seco). Corte as pontas de seu seu cabelo a cada quatro meses em média. 

Se você iniciou o uso dos produtos agora dê tempo para seu cabelo se ajustar. Leva de 2 a 6 semanas para o seu cabelo ajustar-se ao fato de você não usar mais produtos que agridem os fios ele pode até parecer pior no início, mas tudo se ajeita! Pode levar algumas semanas para que ele recupere sua saúde, depois de ter sido privado de umidade e condicionamento correto durante anos 

Sorria e Mostre seus cachos lindos!

Usando o método só posso te dizer uma coisa, diga ‘Olá para seus cachos’ eles ficam mais macios e saudáveis

Cacheadas tem dúvidas e sugestões para outros posts?! Deixe seus comentários 😉

Lembrando que você encontra produtos DevaCurl aqui