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A Polêmica campanha de Natal da Illamasqua

Anda rondando um ‘bafafa’ por conta do lançamento desta coleção, a polêmica com a descolada marca inglesa Illamasqua a sua campanha intitulada “black Christimas / white Christimas” A campanha de natal, veio uma propaganda, com a mesma modelo, do lado esquerdo pintada totalmente de preto, e com trajes também pretos, olhos claros com as lábios pintados por um batom salmon e do outro lado, totalmente pintada de branco,idem os trajes, com o batom vermelho bem forte.

O que a empresa não espera é que a campanha não iria cair no gosto dos americanos. Os EUA tem uma história de segregação racial ainda bem recente, e um dos símbolos dessa era foram os comediantes chamados de ‘Black Faces’ que surgiram em meados do século XX com um só objetivo, denegrir ainda mais a imagem do negro, agora usando o meio cinematográfico com práticas de atitudes completamente racistas.
E, as americanas , ao visualizarem a imagem da modelo colorizada artificialmente de preto , com o batom super claro e contrastante,exatamente como os “humoristas” se pintavam, associaram a peça publicitária a eles.
Sinceramente não achei a imagem racista quando vi a foto pela primeira vez, até porque não é referência histórica forte para mim, como é para as negras americanas. E de fato, mesmo que a temática da foto da Illamasqua seja diferente, realmente uma coisa lembra muito a outra.
A marca sempre vendeu seus produtos de um jeito bem descolado “Todos somos lindos dentro da sua individualidade” e eis então que ela jogou ‘a culpa da polêmica’ aos consumidores. 
Tipo, nós não somos racistas, vocês que são com essa história de pensar em cor de pele. Não, ninguém pensou na modelo como negra, o que incomodou não foi isso. E sim a referência história, longa e forte. 

A empresa publicou algumas notas em sua página no facebook

“Todo o propósito de Illamasqua é fornecer maquiagem altamente teatral que permite que as mulheres desempenham dramaticamente com a cor. O fato de que a campanha se baseia em um tema preto e branco é uma função do foco da empresa em cosméticos de cor, não um endosso de blackface.”

“A Illamasqua é uma organização independente britânica de cosméticos fundada sobre os princípios de justiça, auto-expressão e entrega aos seus clientes maquiagens profissionais de alta quaalidade. Nós abraçamos a diversidade da humanidade e temos pessoas de todas as cores, idades e sexos em nossas campanhas.”

“Hoje, illamasqua recebeu algumas mensagens negativas na nossa página de Facebook em relação a uma determinada imagem da nossa campanha de Natal 2012, lançada no início deste mês. Ele apresenta um modelo teatralmente pintado de branco justaposto a mesma modelo pintada de preto. O modelo pintada de preto tem sido interpretado por alguns como “face negra”. Esta certamente não era a nossa intenção, nem inspiração.
Dado que o nosso objetivo com essa imagem era para ser divertida, surpreendente e fresca, com a criação de imagens espelho em branco e preto, usando a cor da pele. É muito triste que esses comentários negativos estão se concentrando na cor da pele. A cor da pele não veio a tona no momento em que criamos as imagens, assim nós estamos chocados com o cinismo por trás de alguns dos comentários.”

E você concorda que a campanha é racista ou foi uma infeliz coincidência?! A marca deveria ter assumido o ‘erro’ ao invés de jogar ‘a bola’ para os consumidores?!